De elásticos e sonhos
Um dos grandes nomes da literatura sergipana, Antônio Carlos Viana, autor entre outras obras de “Brincar de manja”(1974), “Em pleno castigo”(1993) é tradutor, professor universitário, doutor em Literatura pela Universidade de Nice – França. Viana é um mestre na arte de contar histórias curtas, que falam de morte, da descoberta sexual do menino, da infância, da busca de novas descobertas.
Suas personagens são na maioria desprovidas de contentamento, parecem ser acomodadas na “realidade” mas no nível da consciência, da memória, vivem atormentadas, insatisfeitas por algo que não foi realizado a contento, por alguma coisa que o destino interrompeu no passado. É o que ocorre com as personagens do conto “De elásticos e sonhos”, Simone e Antônio, ambos apaixonados, viveram um grande amor, mas por algum motivo separaram-se e cada um procurou refazer suas vidas com novos relacionamentos.
O conto “ De elásticos e sonhos” está inserido no livro “O meio do mundo e outros contos”, editora Companhia das letras, 1999, 162 páginas. A primeira leitura não flui facilmente, pois a linguagem é muito metafórica e a pontuação é cansativa, o texto é desprovido de pontos, existe um uso abusivo de vírgulas tornando o texto confuso e difícil de enteder.
A beleza do conto percebe-se numa leitura mais atenta ao decifrar a linguagem e entender o seu enredo. Trata-se de um casal no momento do ato sexual, o que está se descrevendo é uma relação, as sensações de Antônio à procura na atual mulher pela paixão que ele nunca esqueceu. Por outro lado descreve-se também as sensações de Simone, a busca no parceiro de um amor antigo que não mais é real, só existe nas lembranças, na memória tanto de Antônio como de Simone.
Não é um conto simples é bem complexo, porém belo, carregado de erotismo mas que não chega a ser vulgar.
Antônio Carlos Viana é surpreendente na linguagem e na forma inovadora d produzir o texto. Vale muito a pena conhecê-lo e nos deliciar com suas obras.
Valéria Araujo
Fiquei com vontade de deliciar-se com esse conto erotico...kkkkkkkk
ResponderExcluirBrevemente com certeza deliciar-me-ei com um desses contos.
Você foi rápido, hem! nossa! só foi eu comentar na sala. OK, Continue assim. bjo!
ResponderExcluireu sou assim mesmo...
ResponderExcluireu queria saber em que se passa a açao ?
ResponderExcluir